Protocolo: PVC7ES05

Empresa: Grupo PLBrasil

Unidade: São Paulo

Classificação: Outros

Data: 25/09/2025

A ocorrência é recorrente: Sim

Sobre o fato denunciado: Tem certeza

Sabe se essa ocorrência foi comunicada a algum coordenador, gerente ou sócios da empresa: Sim

Sabe se algum coordenador, gerente ou sócios estão envolvidos na ocorrência: Não

Sabe se algum coordenador, gerente ou sócios tentaram esconder a ocorrência: Sim

Sabe se existe evidências que comprovem a denúncia? Se sim, indique-as: Sim, basta fazer uma pesquisa interna.

Há testemunhas da ocorrência? Se sim, indique-as: Sim, diversos funcionários reclamando, mas não tem coragem de denunciar.

Deseja enviar um anexo: Não

Mensagem da Denúncia:

Gostaria de registrar uma denúncia anônima sobre as condições de trabalho no escritório da empresa, relacionadas ao controle inadequado da temperatura do ambiente, em especial no que diz respeito ao ar condicionado.

 

Hoje, 25 de setembro de 2025, a cidade de São Paulo registra uma temperatura máxima de 18º C, já considerada fria para esta época do ano. No entanto, ao adentrarmos o ambiente de trabalho, a sensação térmica interna está muito mais baixa, a ponto de parecer um congelador comparado ao que é experienciado lá fora.

 

O ar condicionado está ajustado de forma extremamente fria, o que está causando um desconforto generalizado entre os funcionários. De acordo com a legislação vigente, a temperatura dos ambientes de trabalho deve ser mantida em uma faixa de conforto, com temperaturas mais estáveis e adequadas às necessidades dos colaboradores, o que não está sendo cumprido.

 

Essa situação tem gerado sérios problemas de saúde entre os funcionários, que estão apresentando sintomas de gripes, dores de garganta, dores de cabeça e outros sinais de mal-estar. Vale destacar que esses efeitos podem comprometer a produtividade e o bem-estar dos profissionais, prejudicando o ambiente de trabalho como um todo.

 

Peço que este problema seja resolvido com urgência, ajustando a temperatura para níveis mais confortáveis e dentro das normas legais. A saúde e o bem-estar dos funcionários devem ser uma prioridade, e não podemos continuar trabalhando em um ambiente que mais parece um espaço insalubre.

 

Agradeço pela atenção e aguardo uma providência imediata.

Resposta:

Olá, boa tarde.

Agradecemos pelo report e compreendemos que a percepção de conforto térmico pode variar de pessoa para pessoa.

 

Para garantir que todos se sintam bem, já realizamos os seguintes ajustes no Chiller e aproveitamos para destacar:

Ajuste da temperatura: Verificamos mensalmente e realizamos ajustes de acordo com as diretrizes da NR-17, porém essa semana houve uma queda brusca e não esperada na temperatura; e

Comunicação: caso a situação persista, pedimos que converse com seu gestor imediato sobre o problema. Ele poderá acionar a Gestão do Escritório para fazer ajustes pontuais.

 

Atenciosamente,

Grupo PLBrasil