Em face da crescente digitalização dos serviços públicos, é importante ficar atento às mudanças na forma de atendimento da Receita Federal do Brasil. Em linha com a tendência de otimização e modernização, os atendimentos presenciais para diversos serviços foram convertidos ao modelo online e o Plantão CNPJ não está mais disponível, desde março de 2020, nas unidades da Receita Federal.

O que era o Plantão CNPJ?

O Plantão CNPJ era um serviço oferecido pela Receita Federal do Brasil que permitia a obtenção de informações sobre o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) de empresas. Esse serviço era disponibilizado em postos de atendimento da Receita Federal ou por meio de canais específicos, permitindo, entre outras coisas, que as empresas atualizassem dados cadastrais, corrigissem erros ou inconsistências, ou regularizassem pendências e irregularidades.

Era comum, então, que essas questões fossem resolvidas de forma presencial, com um tempo médio de atendimento em torno de 24 horas para alguns procedimentos. Contudo, com a centralização dos serviços em plataformas digitais, observa-se um aumento no prazo médio que pode variar entre 15 e 20 dias, dependendo da complexidade da demanda e do volume de solicitações pendentes.

Qual a solução?

Essa mudança no cenário do atendimento da Receita Federal reforça a importância de uma gestão eficiente de prazos e documentos por parte das empresas. Assim como a desatualização de cadastros pode gerar entraves burocráticos e até mesmo a suspensão da inscrição estadual, conforme abordado em um de nossos artigos, depender de serviços digitais com prazos estendidos pode impactar diretamente a regularidade e a operação das empresas.

Por isso, há necessidade de manter os cadastros públicos atualizados junto à Prefeitura, Estado e Receita Federal é crucial para evitar dificuldades na obtenção de alvarás, licenciamentos, certidões negativas e na participação em processos licitatórios.

Para evitar depender dos prazos de atendimento da Receita Federal e garantir a regularidade de sua empresa, a PLBrasil Paralegal oferece suporte completo na gestão de todos os tipos de registros necessários à constituição e funcionamento, incluindo a manutenção de cadastros atualizados perante os órgãos públicos. Através da nossa Plataforma Digital, nossos clientes concentram todos os documentos societários e o histórico da empresa ficam concentrados e permanentemente disponíveis, com monitoramento de prazos e obrigações.

Uma gestão proativa de documentos e prazos, com o apoio de especialistas como os especialistas da PLBrasil Paralegal, torna-se a estratégia mais eficaz para garantir a conformidade e evitar interrupções nas atividades da sua empresa.

Compartilhe em suas redes:

Compartilhe em suas redes:

Confira os últimos artigos Paralegais

Confira os últimos artigos Paralegais