O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, é instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações.
O eSocial, um dos módulos do SPED, surgiu 7 anos depois com a publicação do Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014. Por definição, o eSocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.
Entre os objetivos defendidos oficialmente pelo Governo Federal para o eSocial estão a garantia de direitos e a simplificação do cumprimento de obrigações. Contudo é inegável que o investimento dos entes que participam da iniciativa, entre eles a Receita Federal do Brasil, resultará em ações de fiscalização muito mais eficientes.
A melhoria do controle dos processos, a rapidez no acesso às informações e a fiscalização mais efetiva das operações com o cruzamento de dados e auditoria eletrônica tornará mais célere a identificação de ilícitos tributários, previdenciários e trabalhistas. O repasse de informações ao ambiente do eSocial busca dar transparência aos processos das empresas e resultará na redução dos índices de sonegação.
O Ministério do Trabalho fala na inauguração de uma nova era para a fiscalização. A análise dos dados enviados ao eSocial permitirá a criação de uma malha fiscalizatória que identificará irregularidades através da avaliação de informações enviadas pelas empresas em tempo real e considerando 100% da base. Algumas das irregularidades que serão identificadas:
- Recolhimento incorreto da Contribuição do Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa decorrente dos Riscos Ambientais do Trabalho (GILRAT);
- Custeio previdenciário indevido através do Financiamento da Aposentadoria Especial (FAE);
- Recolhimento FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Estudo do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT) estima que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deixou de arrecadar pelo menos R$ 30,4 bilhões em 2015 devido a sonegação ou inadimplência.
Se antes a fiscalização era bastante rudimentar, atuando basicamente em função de denúncias, com uma capacidade de avaliação reduzida e com base na amostragem de documentos das empresas,o novo cenário é bastante diferente. Com o eSocial teremos maior eficácia da fiscalização, maior possibilidade de realização de ações fiscais coordenadas e integradas, maior possibilidade de intercâmbio de informações fiscais entre as diversas esferas governamentais, cruzamento de informações em larga escala com dados padronizados e uniformização de procedimentos.
Estamos na fase de preparação das informações para os eventos de SST. Com o ambiente de testes liberado em outubro de 2018 as empresas terão a oportunidade de auditar seus sistemas e produzir as evidências que ainda faltarem na sua documentação. É preciso que as empresas entendam que o eSocial exigirá uma nova forma de gestão das informações.
O Governo Federal está fazendo o dever de casa e não se preparar na mesma medida poderá expor os empregadores a muitas dificuldades.
O Grupo PLBrasil oferece o serviço de gestão em Saúde e Segurança no Trabalho (SST), através de um conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais visando a prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, protegendo a integridade física e psicossocial do trabalhador.
Assessoramos nossos clientes no atendimento aos requisitos legais de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), como parte de sua estratégia de gestão de riscos, para lidar com mudanças na legislação e proteger seus colaboradores.
A equipe da PLBrasil Health&Safety está à disposição para
auxiliá-los nos canais abaixo:
+55 (21) 3350-9150
healthsafety@plbrasil.com.br

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